DOCUMENTAÇÃO PROUNI

 

 

Informamos que os documentos solicitados são referentes ao candidato/aluno e seus familiares.
      No dia da entrevista agendada o candidato/aluno deverá:

q       Entregar as fotocópias dos documentos solicitados e apresentar os originais para conferência.

q       No caso das declarações de próprio punho, declarações da empresa e DECORE, deve ser entregue o original.

q       Trazer o formulário sócio-econômico familiar impresso, preenchido por completo, inclusive assinado e com a foto 3x4 colada.

q       Trazer a declaração compromisso impressa e assinada (orientamos que a leia).

 

OBS: Em caso de pais separados é necessário apresentar documentação de ambos. Ressaltamos que a documentação apresentada (formulário/fotocópias e outros) não será devolvida em hipótese alguma (deferido ou indeferido).

 

 

 

Relação De Documentos

 

 

Trabalho Formal: é o trabalho com benefícios e carteira profissional assinada.Trabalho fornecido por uma empresa (contrato indeterminado ou contrato determinado).   

 

q       Holerites dos seis últimos meses.

q       Carteira de Trabalho fotocópia das páginas: foto, identificação, registro atual da empresa e subseqüente em branco.

 

 

Trabalho Informal “Bicos”: é o trabalho sem vínculos ou benefícios fornecidos por uma empresa. Sem carteira profissional assinada. A renda não é fixa.

 

q       Declaração de próprio punho (à mão), constando nome, RG, CPF, endereço, ramo de atividade e especificando o valor da renda mensal. Reconhecer firma em cartório da assinatura do declarante e de uma testemunha (proibido a testemunha residir no mesmo endereço do declarante). 

      Clique aqui para ver modelo da declaração.

 

q       Carteira Profissional fotocópias das páginas: foto, identificação, última baixa e folha subseqüente em branco.

 

 

Trabalho Autônomo (prestadores de serviços; proprietários empresa/comércio e outros):

 

q       DECORE: Declaração Comprobatória de Rendimentos (expedido pelo contador com o selo do Conselho Regional de Contabilidade).

q       Declaração Completa do Imposto de Renda de Pessoa Física e Jurídica: declaração do último ano completa (todas as páginas), com o recibo de entrega. Não será aceito somente o extrato da Receita Federal.

q       Empresa Inativa: Declaração Anual de Inatividade da Receita Federal.

q       Carteira Profissional fotocópia das páginas: foto, identificação, última baixa e folha subseqüente em branco. 

 

 Aposentadoria, Auxílio Doença ou Pensão:

 

q       Extrato do INSS: o candidato/aluno acessa o site da Previdência Social e com o número do benefício e a data de nascimento do beneficiário consegue imprimir o extrato através da internet.

      Clique aqui para acessar o site da Previdência Social.

 

q       Carteira Profissional fotocópias das páginas: foto, identificação, última baixa e folha subseqüente em branco.

 

Estágio:

 

q       Estágio Remunerado: Contrato de Estágio.

q       Estágio Sem Remuneração: Declaração Empresa com assinatura do responsável e carimbo com CNPJ.

q       Carteira Profissional fotocópia das páginas: foto, identificação, última baixa e folha subseqüente em branco.

 

 

Desemprego: todas as pessoas do grupo familiar que não possuem renda (jovens a partir dos 15 anos, estudantes, do lar e os que se encontram sem trabalho remunerado).

 

 

q       Carteira Profissional fotocópia das páginas: foto, identificação, última baixa e folha subseqüente em branco.

q       Rescisão de Contrato, FGTS e Seguro-Desemprego: para os que se encontram desempregados há menos de 12 meses. 

q       Perda Carteira Profissional: apresentar o levantamento do PIS emitido pela Caixa Econômica Federal ou a 2ª via da carteira profissional fotocópia das páginas: foto, identificação, dependentes/carteiras anteriores, última baixa e folha subseqüente em branco.

 

 

 

Declaração perante a Receita Federal do Brasil:

 

q       Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física: declaração completa (todas as páginas) de todos os declarantes do grupo familiar no último ano, com o recibo de entrega. Não será aceito somente o extrato da Receita Federal.

q       Se no Imposto de Renda Pessoa Física constar empresa, deverá ser apresentado também o Imposto de Renda Pessoa Jurídica (completa do último ano) e o DECORE (expedido pelo contador). Se a empresa for inativa deverá apresentar a Declaração Anual de Inatividade da Receita Federal.

q       Quando não for declarante do Imposto de Renda Pessoa Física: o candidato/aluno apresentará Informe de Rendimentos do último ano e declaração de bens móveis e imóveis: declaração de próprio punho (à mão), constando nome, RG, CPF, endereço, mencionar os bens de propriedade familiar. Reconhecer firma em cartório da assinatura do declarante e de uma testemunha (proibido a testemunha residir no mesmo endereço do declarante).  

     

Clique aqui para ver modelo da declaração.

  

 

Certidão Familiar:

 

q       Aluno Casado: certidão de casamento; se tiver filhos apresentar também certidão de nascimento.

q       Amasiado: documento expedido pelo cartório de União Estável; se tiver filhos certidão de nascimento.

q       Viúvo: certidão óbito; se tiver filhos apresentar também certidão de nascimento.   

q       Aluno Separado: averbação formal de partilha, pensão alimentícia e certidão nascimento dos filhos.

q       Enteado / Sobrinho e outros: certidão de nascimento e pensão alimentícia.

q       Aluno Solteiro: certidão de nascimento do aluno e irmãos, se tiver irmão amasiado(a) deverá trazer documento de União Estável expedido pelo cartório. Pais falecidos: certidão de óbito; Se pais separados: averbação formal de partilha e pensão alimentícia.

 

Moradia:

 

q       Imóvel alugado com contrato via imobiliária: recibo do último mês em nome do aluno ou de seus pais e o contrato de locação

q       Imóvel alugado com “contrato gaveta” ou verbal: declaração de próprio punho (à mão), constando nome, RG, CPF, endereço (do aluno e do locatário) mencionar que o contrato é verbal, quanto tempo reside no endereço e o valor que paga mensal do aluguel. Reconhecer firma em cartório da assinatura do declarante e de uma testemunha (proibido a testemunha residir no mesmo endereço do declarante). 

      Clique aqui para ver modelo da declaração.

 

q       Imóvel financiado: recibo do último mês em nome do aluno ou de seus pais.

q       Imóvel cedido: relatar na declaração de bens imóveis e móveis de que reside em casa cedida e citar nome/RG/CPF e endereço do proprietário.

      Clique aqui para ver modelo da declaração.

 

q       Imóvel próprio: Carnê IPTU fotocópia da página que constata informações do imóvel (valor venal). Se for isento: carta emitida pela Prefeitura.

 

Comprovante de endereços:

 

q       Conta de água e luz fotocópia do último mês.

q       Condomínio: fotocópia da fatura do último mês.

q       Conta telefônica (fixa) fotocópia dos três últimos meses.

 

 

Outros:

q       Declaração de próprio punho (à mão) dos motivos da solicitação. Nesta declaração o candidato/aluno deverá especificar a situação vivenciada pelo grupo familiar, relatar os problemas enfrentados, assinar por extenso e registrar a data.

q       Despesas gerais da família: descrever (à mão) a relação de gastos do mês. Nesta declaração o candidato/aluno deverá especificar todos os gastos do grupo familiar, assinar por extenso e registrar a data.

      Clique aqui para ver modelo da declaração

 

q       Histórico Escolar do Ensino Médio (se for instituição particular trazer comprovante de bolsa 100%). No caso de aluno veterano deverá apresentar boletim escolar atualizado do UNISAL.

q       Uma Foto 3 x 4 recente do aluno.

q       CPF e RG dos pais, aluno e irmãos, se aluno for casado(a) do cônjuge, aluno e filhos;

 

q       Declaração da empresa onde o aluno trabalha quando não fornece bolsa auxílio, constando carimbo CNPJ e assinatura proprietário/diretor/ responsável pelo RH ou Deptº Pessoal.

Clique aqui para ver modelo da declaração

 

q       Caso de doença crônica na família e/ou outro problema de saúde relevante: laudo médico legível contendo o código CID, com receitas e nota fiscal da farmácia (últimos três meses).

 

VOLTAR