OBJETIVOS DA ASSISTÊNCIA SOCIAL 

 

         De acordo com a Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS - Lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993:

Art.1º A assistência social, direito do cidadão e dever do Estado, é Política de Seguridade Social não contributiva, que provê os mínimos sociais, realizada através de um conjunto integrado de ações de iniciativa pública e da sociedade, para garantir o atendimento às necessidades básicas.

Art. 2º A assistência social tem por objetivos:

I – a proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice;

II – o amparo às crianças e adolescentes carentes;

III – a promoção da integração ao mercado de trabalho;

IV – a habilitação e reabilitação das pessoas portadoras de deficiência e a promoção de sua integração à vida comunitária;

V – garantia de I (um) salário mínimo de benefício mensal à pessoa portadora de deficiência e ao idoso que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção ou de tê-la provida por sua família.

 

Art. 3º Consideram-se entidades e organizações de assistência social aquelas que prestam, sem fins lucrativos, atendimento e assessoramento aos beneficiários abrangidos por esta lei, bem como as que atuam na defesa e garantia de seus direitos.  

 

Mediante a missão Salesiana e os objetivos da Assistência Social, os profissionais de Serviço Social do Centro UNISAL atuam em conformidade com a LOAS, NOB - RH / SUAS priorizando a ação de inclusão social dos que comprovam situação de vulnerabilidade social.